conteúdo da página

18 de jul de 2014

Diário de viagem: começando nosso tour

Oii gente!!
Tudo bem com vocês? Como foram de fim de semana??

Para começar essa semana vou contar para vocês sobre o nosso tour pela Itália. Finalmente vou falar da Itália turística e não gastronômica... Vou falar dos Hotéis, pontos turísticos, dicas uteis, etc...


Os posts vão ser divididos por locais, mas hoje vou começar com o meio de transporte escolhido para viajar.



Decidimos fazer um passeio pela Itália, conhecer os locais que são cartões postais e aproveitar para fazer uma ''segunda lua de mel.''
Dessa vez fomos um pouco mais apertados, mas mesmo assim deu para conhecer muita coisa e tirar fotos lindas..
Passear pela Itália não é muito barato, com certeza se gasta mais do que passear pelos Estados Unidos.
Aqui é tudo 3x mais caros pra nós, pois pagamos em Euro. Mas em compensação a paisagem e arquitetura daqui é de deixar sem folego.

A primeira decisão a tomar na hora que decidimos fazer o passeio foi:
Ir de carro ou de trem?

Bom, as duas opções pareciam boas para mim no começo, pois ficaria praticamente o mesmo valor fazer o tour de carro e o tour de trem.
Um carro básico para alugar aqui por 1 semana fica aproximadamente 190.00 euros, mas tem as despesas com gasolina e pedágio, porem tem a comodidade de ir na hora que você achar melhor e parar em lugares lindos que não dá para parar quando vai de trem.

E ir de trem seria bom porque poderíamos ir descansando, não corria o risco de se perder e tmb veriamos paisagens que só quem vai de trem consegue ver.

Um dos principais pontos negativo do carro é que é um caos para estacionar nas cidades turísticas. Nas ruas não tem estacionamentos, tem garagens que se paga para estacionar, mas dizem que é caro e também como íamos passar em Veneza seria outro problema, pois lá não tem como andar de carro né.
Por esse motivo nós escolhemos ir de trem.


Viajamos de Treni Italia, é ótima.


As passagens compramos todas direto na máquina que tem na estação, pois já estávamos aqui. Mas pra quem quiser comprar no Brasil pode pesquisar e comprar passagens diretamente do site www.treniitalia.it
Lá você escolhe se quer primeira classe, segunda classe ou executiva.
O bilhete vale por 2 meses após a compra se não for validado.


Dica: Antes de embarcar no trem tem que validar o bilhete. Ninguem vai te falar isso, mas se você for pego dentro do trem com o bilhete não validado você paga uma multa que varia de 50 a 200 dolares, e eles não tem dó, multam mesmo.
Fomos alertados por um amigo nosso que já tinha viajado antes e foi nossa salvação, pois não sabíamos disso.
Na estação tem várias máquinas como essa:
É só colocar o bilhete na boquinha e ele carimba seu bilhete, depois de carimbado seu bilhete vale por 6 horas, ou seja, caso perca o trem você tem 6 horas para poder usar aquele bilhete para pegar outro trem com o mesmo destino.

Na estação tem monitores que informam a hora que sai seu trem, o destino e o Binário. Igual aeroporto, mas ao invés de Gate é Binário.




Aqui nesses monitores maiores dá para conferir os trens que estão na plataforma, os que partiram e os que estão chegando.


Ali atrás de mim tem o monitor que informa o horário, o destino e o binário.
Eu recomendo estar esperando o trem pelo menos 20 min antes do horário de partida. Eles saem exatamente na hora marcada, e se atrasar eles não esperam e nem fazem segunda chamada.
Aconteceu conosco. Chegamos muito em cima da hora e fomos procurar pelo binário, faltava 5 minutos para o trem sair e descobrimos que o binário era do outro lado da estação, saímos correndo, avistamos o trem, estava parado ainda, corremos, corremos, e quando chegamos na frente ele começou a
andar, era exatamente a hora de saída, e perdemos o trem. Eles não esperam nem 1 minuto, nem se importam se você está correndo atrás dele.
Geralmente o trem chega com 10 minutos de antecedência, mas ocorre do trem atrasar ou de ser cancelado.
Nosso trem de Bolonha para Veneza foi cancelado, pois deu problema nos trilhos, tivemos que esperar mais 2 horas até o próximo trem chegar.

Viajar de trem não foi difícil, dá para viajar tranquilo, e qualquer dúvida é só perguntar, e tem que perguntar mesmo, sem ter vergonha. Melhor ter certeza do que perder o trem ou pegar para o destino errado né?
Como diz o ditado, quem tem boca vai a Roma.

Adorei viajar de trem, foi muito confortável e rápido. Foi uma experiência maravilhosa.

16 comentários:

  1. Que bacana Josy! agora ficou facil ira pra italia rs... beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rsrs.. Espero que sim, mas não tem segredo ir pra lá, o italiano é semelhante al português e é facil de entender!!beijoss

      Excluir
  2. Ótimas dicas! Super válidas! Bjos sua linda! Dani

    ResponderExcluir
  3. que legal.. viajar é tão bom né?
    eu adoro!!
    as fotos estão lindas!!

    beijos
    www.charmynail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Nathana, adorei seu site!! Beijoss

      Excluir
  4. Ansiosa para ver as fotos que vc tirou em Veneza !!!
    Está lindo seu blog Josy !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Logo logo eu posto!! Estou preocupada com o notebook por isso da demora das fotos, não passei todas para ele ainda para não danificar mais!! Beijossss

      Excluir
  5. Josy não some querida!
    Bjs

    Camilla

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não vou sumir mais não, mas as vezes vou demorar um pouco pra postar por causa do meu note.. Bjss

      Excluir
  6. Bom dia Jo! Quando vc volta pro Brasil: gostava das suas postagens do seu ap ;9

    Beijosss

    Bruna *....*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Bruna, logo estaremos de volta e vou preparar varios posts de decor, inclusive do ap.. Bjaoo

      Excluir
  7. saudades das suas postagens! Não some! ahh fala Juh voltar a postar tamnem! adorava as postagens dela

    Fer_nandinha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Fer, não vou sumir não, mas as vezes vou atrasar as postagens por conta do notebook.. Estou um pouco preocupada com ele.. Mas vou sempre aparecer por aqui.. Beijaoo

      Excluir