conteúdo da página

14 de abr. de 2014

Prática na cozinha

Boom tarde gentee!! Tudo bem com vcs?
Aii queria me desculpar novamente pela minha ausência, mas é que semana passada e a retrasada foi uma loucura total. 
Mas agora estou de volta, e todos os dias vão ter post para vocês, prometo!!
Já preparei alguns maras que vocês vão AMAR...

Bom, hoje vou falar sobre uma experiência que passei e tenho certeza de que muitas de vocês passaram ou vão passar ainda: Cozinhar só para duas pessoas!

Eu amo cozinhar, e como fico de manhã em casa eu tenho tempo de preparar o almoço para o marido, sei que muitas de vcs não tem tempo por conta do trabalho e acabam comendo fora de casa, mas para quem tem tempo ou faz questão de cozinhar todos os dias apesar da correria vou deixar aqui algumas dicas super tops e práticas para facilitar na hora de cozinhar só para dois!


Antes de me casar, na casa dos meus pais minha mãe cozinhava todos os dias. As vezes quando ela não conseguia fazer o almoço ou o jantar eu quem tomava conta da cozinha e era fácil pra mim cozinhar para 6 pessoas, pois já havia me adaptado com a quantidade de comida e quase não tinha sobras.
Eu pensava muito como seria depois do casamento, que eu teria que cozinhar só para 2 pessoas, e se levaria 1 hora como levava antes para fazer um almoço.

Assim que me casei foi um pouco complicado me adaptar, e tinha muitas sobras de comidas que acabavam indo pro lixo, e eu odeio jogar comida fora. 

Bom, com o tempo fui me adaptando, e hoje já consigo cozinhar na quantidade certa e meu almoço fica pronto em 30 minutos, aprendi tudo na prática, mas se tivesse essas dicas antes seria bem mais fácil, então deixo aqui pra ajudar vocês, vejam as dicas:

Como facilitar na hora de fazer o arroz:
O arroz cozinha duas vezes mais rápido se a água já estiver quente.
Enquanto frito o alho e o arroz eu deixo a água fervendo, e depois que o arroz fritou eu coloco a água quente na panela, rapidinho fica pronto.

Para acertar na quantidade de água vc mede pelo copo, por exemplo: 1/2 copo de arroz coloco 1 copo de água, dá certinho, o arroz fica soltinho, eu nunca errei fazendo assim. Anotem aí: é sempre o dobro de água, se for 2 copos de arroz, coloca 4 de água.

Como facilitar na hora de fazer o feijão
A cada 15 dias eu cozinho o feijão já com alho, bacon, paio (adoro, e acho que o feijão fica mil vezes mais saboroso), só não coloco o sal. Depois de cozido divido em potinhos individuais na porção que comemos por dia e congelo.
Todos os dias de manhã já tiro o potinho do freezer e deixo descongelando até na hora de preparar.
Daí é só colocar na panela e temperar com sal.

Como facilitar na hora do prato principal
Todo dia invento algo diferente na hora do almoço, minhas especialidades é carne com molhos e massas, mas eles levam mais tempo para ficarem prontas. 
Quando estou com pressa eu faço o tradicional bife acebolado.
Para facilitar no preparo tiro eles do freezer na hora que acordo (junto com o feijão) e deixo descongelando até na hora de fazer. Tem que tomar cuidado e cobri com um plastico por causa de moscas.

Outra dica: quando compro a carne no mercado ou no açougue, cheguo em casa e já divido em saquinhos individuais, nas porções que consumimos por dia, assim quando for descongelar só descongelo o que vou fazer, ficar congelando e descongelando estraga a carne.

Quando faço algo diferente sempre sobra, e depois eu invento um prato diferente com a sobra. Por exemplo: Ontem foi domingo e compramos um frango assado para o almoço, e um frango inteiro é muito grande para nós dois, então hoje com o que sobrou eu desfiei e fiz um fricassé de frango, ficou uma delícia e o Gabriel adorou.

Como facilitar na hora de fazer a salada
Quando volto do mercado ou da feira já lavo tudo antes de colocar na geladeira.
A alface lavo e deixo em água com vinagre alguns minutos, depois escorro e coloco em um saquinho limpo. 
Um dica para elas durarem mais tempo: eu fecho o saquinho com ar dentro, tipo um balãozinho, assim elas ficam crocantes e duram bem mais. Essa dica vale pra quem está de dieta, pois quando pensamos em comer salada já desanimamos e quando tem que lavar aí que não fazemos mesmo.

A cebolinha e a salsinha eu lavo e pico tudo, coloco em um pote e congelo. Sempre que preciso elas estão prontinhas para temperar a comida.

Fazendo assim ficou bem mais fácil cozinhar para nós dois.
Se tiverem mais alguma dica deixem um recadinho, vou adorar ler!!




2 comentários:

  1. Josyy.. Que demora a pra novas postagens... Rss ja estou ansiosa! Acompanho diariamente. Mas noviis!!! Rss
    adoro o seu blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiie, essa semana vai ter praticamente 2 posts por dia pra compensar o atraso!! Aposto que vc vai amar, assim como as outras leitoras! Bjuuuus..

      Excluir