conteúdo da página

8 de jul de 2014

Fui e recomendo!!

Oii gente, tudo bem com vcs??
Hoje vou falar mais um pouquinho sobre comida, rsrsrs, é o melhor assunto para falar sobre a Itália, concordam?!?! rsrsrs...
 Mas hoje vai ser sobre os restaurantes que fomos e recomendo. Fiquei muito feliz de saber que esses posts da Italia está ajudando muitas leitoras, e a leitora Laís até comentou que está com passagem comprada pra lá, nossa que legal.. Vai ajudar muito as dicas viu...

Bom, como eu já havia falado em algum post aí pra trás, nós não comemos em restaurantes caros e chiques, estávamos apertados nessa viagem, fomos mais para conhecer mesmo. Sei que existem restaurantes maravilhosos por lá, e que dessa vez não deu para ir, mas quem sabe em uma próxima vez né?
Mas os restaurantes que fomos eram muito bons e com preço bom tmb e eu recomendo para quem estará na mesma situação que nós rsrsr, que quer comer bem e pagar barato.
Vou listar aqui o nome, endereço e minha opinião sobre cada um.

...mas antes uma
SUPER DICA:
Para quem não conhece, recomendo que baixem esse app.
A maioria dos restaurantes encontramos pelo aplicativo ''Foursquare''
Nele tem lista de hotéis, restaurantes e você consegue ver indicações e comentários das pessoas que já frequentaram. 
Então escolhíamos o tipo de restaurante que queríamos: pizzaria, ostelaria, bar...
E depois pela classificação e comentário de quem já tinha ido.
Super bom.

Vou dividir pelas cidades que fomos:
Veneza
Em veneza comemos uma pizza deliciosa e achamos a pizzaria por acaso caminhando pela cidade.
O atendimento foi ótimo, um rapaz muito simpático que arrisca algumas palavras em português ficou ''tentando'' conversar com a gente, e é muito engraçado quando alguém de outro país tenta falar nossa lingua, rsrs!! Adorei o atendimento, a pizza e o gelato, super recomendo...Ela é bem votada no Foursquare, vimos depois de ter ido lá...


A pizza é por pedaço e é bem grande. A de marguerita é 1.50 euro e as de outros recheios de 2.00 a 3.00 euros.
O gelato deles tmb é maravilhoso.. Tomei o de chocolate fondente (meio amargo) e Stracciatella  (flocos) divinos... Paguei 1.50 euro no cone pequeno.

Endereço:
Gelateria Millefoglie da Tarcisio
San polo 3033/3034, Veneza, Itália

Floreça
Em Florença fomos jantar no restaurante Il Latine que foi o mais, vamos dizer, chique da viagem.
Encontramos ele no 4square e estava muito bem recomendado lá.
Chegamos meia hora antes de abrir (abre as 19:30 hrs) fomos os segundos a chegar e em menos de 15 minutos depois a fila estava passando das 70 pessoas.
O restaurante parece pequeno de frente, mas é enorme por dentro, então coube todos e ainda sobrou mesa...

Mesmo sabendo que a conta poderia não ser tão barata resolvemos arriscar.
O ambiente é bem diferente, a decoração é bem interessante, vários quadros antigos sobre a cidade e no teto estava pendurados peças de presunto. Essa é a forma que eles maturam os presuntos, na verdade acho que esses estão prontos, já selados, só ficam pendurados para maturar mais um pouquinho e decorar o ambiente. São 12 meses de maturação para esse presunto estar pronto para comer. Vejam mais sobre como são feitos clicando aqui.


O atendimento foi maravilhoso, o proprietário, um senhor bem velhinho mandou um funcionário que falava nossa lingua para termos um atendimento melhor. O garçom foi muito simpático e atencioso.

Pedimos a entrada do dia que veio várias coisas diferentes, entre elas o que mais amamos foi o melão com presunto cru, nossa nunca vi combinação tão gostosa.

 Depois da entrada pedimos a tradicional bisteca a la fiorentina, que se eu não comesse iria ter um treco, segundo o marido.

É uma bistecona, tipo ''T'' bone, de 1,5kg super grossa e suculenta.
Era uma delicia, só achei um pouco mal passada, porque não gosto de carne mal passada, mas era a forma tradicional deles e resolvi experimentar, a bisteca era tão grossa que não tinha como ser bem passada.
Para acompanhar a carne pedimos batata assada e flor de abobrinha empanada deliciosa. 
Mesmo não tendo pedido nada de massa e molho sobre a mesa fica um potinho com queijo parmesão, gente, experimentem, é de outro mundo.. Acabamos com um potinho e pedimos outro kkkkk

No final veio a sobremesa por conta da casa. Experimentamos os cantuccine que são biscoitinhos com castanha, bem duros, e molhamos em um vinho que tem gosto de whisky e o biscoito amolece, e fica com um gostinho bom, eu lembrei do gosto do panetone.


Tudo muito bom, ficamos satisfeitos depois de tanta comida..
Dai veio a hora do medo, pedir a conta, rsrsrs.. 
Toda essa comida foi para 4 pessoas, encontramos um casal de amigos nosso lá e passamos o dia e fomos jantar juntos. E nos surpreendemos quando chegou a conta e não foi tãão cara como esperávamos. Dividimos a conta e deu R$60.00 euros por casal toda essa comida e uma garrafa de vinho.
Não é caro pela qualidade da comida, atendimento e fartura na mesa. Super recomendo.  

Endereço:
Il Latini
Via Palchetti 6/r, 50123 Florença, Itália

Mas saindo de lá não resistimos e passamos na melhor sorveteria de toda a viagem a Santa Trinita em Florença mesmo, uma delicia super recomendo. 





Bom, meus sabores favoritos são fondente (chocolate meio amargo) e Stracciatella  (flocos), mas experimentem tmb o Bacio (chocolate ao leite com castanha).
É viciante o sorvete de lá..Vocês vão querer mais do que 1 cone grande.
De toda Itália o sorvete de lá foi o melhor.


www.gelateriasantatrinita.it/
Gelateria Santa Trinita
Piazza Frescobaldi, 11-12/r | Ponte Santa Trinita, 50125 Florença, Itália



Bolonha e Roma:
Em Bolonha experimentamos o taglerine ao ragú que é o molho tipico de Bolonha, seria o molho a bolonhesa, mas chamado lá de ragú. 
Infelizmente não tenho foto desse restaurante :( e nem tirei foto do prato (erro meu)..
E em Roma tmb comemos uma massa deliciosa, essa da foto abaixo...
Na foto tem o capelete recheado de ricota com molho ao ragú, e o meu é um espaguette a carbonara. Os dois muito bons.


 Mas eu tmb não lembro o restaurante.. Pesquisei aqui e não consegui encontrar.. :(
Mas em qualquer Trattoria vocês encontram ótimas massas.

Andando pela Itália vocês vão ver vários lugares para comer com nome diferentes: Ostelaria, Trattoria, Ristorante, etc.. Encontrei a definição de cada um no site ''Indo pra Cozinha'' 
Vejam só que legal, mas lembrando que a definição não é exata para todos os restaurantes, pode variar um pouco de local para local.

Osteria: é a forma mais simples das casas italianas. Bem rústicas, elas servem um pequeno menu com pratos baratos, de execução rápida e bastante informal (vinhos da casa, clientes podem dividir a mesma mesa).


Trattoria: uma osteria que cresceu e se “profissionalizou”, mas ainda continua com aquele charme tipicamente italiano. Tem serviço casual, preço baixo e ênfase numa clientela mais simples. A comida é geralmente modesta, mas muito farta, na maioria das vezes são receitas de família e em alguns casos são servidas como banquetes em grandes mesas.


Cantina: casas que serviam antigamente aos marinheiros. Produzem e vendem vinhos e seguem aquele estilo de “vendinha”: tem de tudo um pouco, inclusive música ao vivo. Segue a mesma linha de um bar.


Ristorante: um restaurante “de verdade”: equipe de funcionários, serviço completo, instalações maiores, etc. E, claro, mais $$ também!


Bom, por hoje é isso!!
O que acharam? Quem já foi indica algum restaurante que comeu?
Já estou preparando o próximo post, agora vou começar a falar sobre a viagem em si, pontos turisticos, dicas para andar de trem, etc...
Gostariam de saber de algo específico??
beijão...

6 comentários:

  1. Aiii que delíciaaa Josy! Estou amandooo cada post..irão me ajudar muito! Ahh..meus pais foram para Roma ano passado e foram em uma pizzaria super tradicional..chama Bafeto..vcs ouviram falar? Não vejo a hora de chegar o dia da viagem!! Conte-nos tudo sobre a Itália..estão uma delícia esses post :) bjsss Laís

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Laís... Ouvi sim falar dessa pizzaria, mas não tivemos tempo de ir :( Já estou preparando os posts, logo logo estão no ar..
      beijãoo

      Excluir
  2. Que ótimas dicas, Josy! obrigada mesmo! beijo. Débora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom saber que está ajudando.. beijão Débora

      Excluir
  3. Ola Josy, sou descendente de Italianos e meu sonho é conhecer a terra natal da minha vó. Vendo esses posts de comida fico com agua no boca e sinto cada vez mais que tenho que começar o projeto "poupança Italia" hehe, faz um post pra nós falando sobre a sua experiencia em questão financeira. Vcs alugaram casa lá? Ficaram em hotel? Fizeram pacote? Como foi? E as passagens, quanto gastaram mais ou menos? Adoro seu blog desde quando falava sobre casamento, afinal um dia pretendo me casar tb :) Ahhh, a Ju não vai mais postar? Gostava dos posts dela também. Super beijo, Natália

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Naty, que bom que está gostando!! A jú vai postar sim, ela já preparou alguns post, só falta eu encaixa-los aqui.. Bom, quanto a ''poupança Itália'' eu acho super legal. Aqui acaba não sendo barato por ser tudo em Euro, mas não é tãão mais caro assim.
      Aqui ficamos em Hotel normal e em hotel tipo apartamento com cozinha, e pagamos por dia. Quantp mais tempo o valor ficar mais barato, tipo um pacote, um preço aproximado é de 40.00 euros a diária do hotel. As passagens pagamos $999,00 dollares cada, ida e volta de Guarulho - Roma. Compramos pelo decolar.com (não achei caro). Bom, é isso.. Espero ter ajudado... Beijão

      Excluir